A campanha

Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
- Constituição Federal

A campanha "Brinque o carnaval sem brincar com os direitos das crianças e adolescentes" quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade com a proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes do Brasil, principalmente no período carnavalesco, que atrai anualmente número expressivo de turistas nacionais e estrangeiros a diversas cidades brasileiras. Assim, as Redes Nacionais de Defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes promovem a campanha de carnaval de proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes.

A campanha tem como símbolos algumas das manifestações culturais do país, comuns nessa época do ano, como o samba (representando o carnaval nacional), o frevo (carnaval tradicional de Pernambuco), o boi-bumbá ou bumba-meu-boi (tradicional nos estados do Norte e Nordeste), a baiana (representando o carnaval de Salvador) e o palhaço (representando a alegria do carnaval brasileiro). O desenho tem como objetivo proporcionar identificação das diversas regiões do Brasil com a brincadeira do carnaval, mas principalmente protegendo também o carnaval de nossas meninas e meninos das mais diversas possibilidades de violação de direitos nessa época, como a violência sexual, o trabalho infantil e tráfico para fins de exploração sexual.

Saiba mais sobre as Redes DCA:
http://comitenacional.org.br/
http://www.ecpat.net/EI/index.asp
http://www.forumdca.org.br/
http://www.fnpeti.org.br/

2 comentários:

  1. Muito boa essa campanha, o CMDCA de Itabaianinha, Sergipe já aderiu com certeza, já imprimi todo o material

    ResponderExcluir
  2. Achei ótima a ideia.Gostaria de acrescentar que aqui em Campina Grande Paraíba, ocorre no período carnavalesco, um evento ecumênico chamado Nova Consciência que esse ano esteve voltado além da religião como um todo, para a sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente.Nesse período, a cidade que realiza o Maior São João do Mundo, se volta para celebrar a paz. Quem não quiser brincar carnaval, pode vir participar desse evento espiritual que envolve todas as crenças. Existe espaço para qualquer religião ou leigo.

    ResponderExcluir